quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A IMAGEM DO CRISTO REDENTOR DE GRANJA

image A imagem do Cristo Redentor da cidade de Granja fica localizada sobre uma rocha granítica chamada de Pedra Grande ou Pedra do Cristo. Esta pedra, medindo mais de oito metros de altura, é tida por alguns estudiosos como marco da fundação da cidade de Granja. Segundo Monsenhor Vicente Martins da Costa (Pároco de Granja de 1905 a 1935) esta mesma pedra serviu também de ponto de partida para medição de meio quarto de légua de terra para o Patrimônio do Padroeiro São José, então doado pelo Tenente Vicente Ribeiro de Souza e sua D.D. esposa D. Luiza da Motta Pereira no ano de 1759.

Segundo uma a lenda, dois amigos tinham o costume de ir jogar em cima da citada Pedra Grande. Um dia por causa do jogo ambos se desentenderam e entraram em conflito. No meio da briga se desequilibraram e caíram precipício abaixo ocorrendo o óbito dos dois. Devido este incidente colocaram no topo da pedra uma cruz de madeira, como é costume em muitos lugares, assinalando que ali havia ocorrido uma morte. A verdade é que não passa de lenda. A cruz foi colocada sobre a Pedra Grande no dia 7 de setembro de 1922 em comemoração ao 1º centenário da independência do Brasil. Esta cruz permaneceu sobre a pedra até 1986, quando o prefeito da época o Sr. Eliezer Oliveira de Arruda Coelho adoecera gravemente e fez uma promessa fazendo voto de que se alcançasse a curaimage mandaria erigir no topo da Pedra Grande, onde havia uma pequena cruz, uma estátua do Cristo Redentor réplica da que existe no Corcovado no Rio de Janeiro. O monumento, projetado pelo artista João Bosco e medindo oito metros de altura, foi inaugurando e abençoado em 1987, pelo Monsenhor José Maria de Vasconcelos. 

No dia 25 de novembro de 2012 a paróquia São José celebrou a Solenidade de Cristo Rei e o encerramento do ano litúrgico com uma celebração eucarística aos pés da imagem do Cristo Redentor da cidade de Granja, com participação de toda a comunidade que saiu em caminhada da Igreja Matriz rumo à pedra do Cristo com bandeiras e estandartes das pias confrarias religiosas e a imagem de Cristo Rei.Na ocasião foi novamente abençoada pelo pároco, padreJosé Erlando de Sousa Carvalho, com a presença de toda a comunidade.

 

(Pesquisa história – Everton de Oliveira Barbosa e Alexandre Fontenele Batista)

Padre José Erlando de Sousa Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário